Puro Sangue Lusitano

História do Cavalo Puro Sangue Lusitano

Os cavalos da raça puro sangue lusitano são, sombra de dúvida, uma das raças mais conhecidas e admiradas em todo o universo equino.

Em todo o mundo somente três tipos de cavalo recebem a denominação de “puro sangue”, os ingleses, os árabes e os lusitanos.

Puro Sangue Lusitano

A fama dessa raça é tão grande quanto sua história, isso por que os puros sangues lusitanos existem há cerca de cinco mil anos e durante todo esse tempo foram cavalos de sela amplamente reconhecidos por suas habilidades.

Um dos fatos mais conhecidos na história dos puros sangues lusitanos, é aliás, o reconhecimento dado por exércitos gregos e romanos como o melhor cavalo de sela dos tempos mais antigos.

Desde então, esses cavalos foram muito usados como cavalos de caça apresentando grande resistência e confiança à todos os guerreiros que neles lutavam.

Por esses motivos, e outras características que veremos a seguir, os puros sangues lusitanos, estão certamente num top cinco de raças mais populares e queridas de cavalos, não apenas pela aparência e força, como pela combinação de qualidades.

Características do Cavalo Puro Sangue Lusitano

O fato de ser um cavalo popular dentro do meio, pode passar a falsa impressão de ter grande incidência em todo o mundo, mas a verdade é que os cavalos dessa raça são consideravelmente raros com população limitada no mundo todo.

São no mundo todo, um total de aproximadamente duas mil éguas produtoras dessa raça, tendo essa quantidade distribuída entre Portugal (com cerca de 1000 éguas), Brasil (em segundo lugar, com um aproximado de 600) e França (com um aproximado de 200).

As duzentas éguas reprodutoras restantes se dividem entre os países: Estados Unidos, México, Inglaterra, Alemanha, Itália, Canadá e Bélgica.

É possível compreender através desse controle específico das éguas, e também de sua distribuição em diferentes lugares do mundo, o quanto essa raça represente para todo mundo. Isso devido ao contraste de uma raça de excelência de caça e comportamento dócil ainda assim.

Além disso, sua coragem e força os tornam excelentes cavalos para competições, uma vez que conseguem resistir e se adaptar na natureza, conseguem também esse feito lidando com obstáculos e grande velocidades num curto período como exigem as corridas, por exemplo.

Cuidados Necessários

Os cuidados a se tomar com cavalos da raça puro sangue lusitano são de certa forma comuns em relação a todos os outros cavalos. No entanto, sabendo da categoria e especialidades dessa raça, é importante ter um veterinário de confiança.

Média de Preço do Puro Sangue Lusitano

Depois de conhecer todas as características dos cavalos da raça puro sangue lusitano e toda a sua grandiosidade e reconhecimento, é possível imaginar que eles não tenham preços tão acessíveis quanto outros tipos de cavalos.

No entanto, ainda assim é um preço justo para um cavalo que apresenta essas características. O preço médio, sendo um pouco otimista, gira em torno de R$15.000,00 (quinze mil reais), podendo variar em poucos casos pra baixo e em muitos pra cima, dependendo do animal em questão.

Fotos do equino

Abaixo, fotos de cavalos da raça puro sangue lusitano, como descrevemos nesse conteúdo.

Puro Sangue Lusitano

Leia também

Crioulo

Crioulo

Crioulo é o cavalo; crioula é a raça. Ou seja, independente de como chame, iremos …

Bretão

Bretão

O cavalo bretão é uma das raças mais icônicas, se assim podemos dizer, de cavalo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *