Pônei

O conhecido Pônei é um cavalo de pequena estatura, existem diversas raças desta espécie que se difere em algumas características físicas e temperamentais.

As raças mais conhecidas são: o Shetland e o Galiceno.

A morfologia da palavra pônei vem da língua francesa, derivando da palavra poulenet, que em termos gerais significa cavalo jovem. No entanto, atualmente a palavra pônei significa cavalo de pequeno porte, mesmo depois de chegar à fase adulta.

Os pôneis foram domesticados e criados para diversas finalidades, tais como: condução, transporte de mercadoria, montaria infantil e apresentações artísticas.

Existem também, algumas associações e criadores de cavalos que preferem chamar seus cavalos menores de “cavalos em miniatura”. E existem cavalos ainda menores que o pônei, chegando a medir em torno de 1m de cernelha.

História do Cavalo Pônei

As informações mais relevantes sobre o tema apontam que o pônei surgiu no Brasil a partir do cruzamento da raça Shetland com animais trazidos de outros países da America do Sul (Argentina, Paraguai e Uruguai).

A teoria mais aceita sobre os pôneis é que estes animais são oriundos de regiões com baixa disponibilidade de alimentos e também de regiões mais inóspitas, partindo do principio de que os pôneis evoluíram de forma mais lenta que os demais cavalos.

Uma curiosidade sobre estes animais é que durante os séculos XVII e XVIII os pôneis eram amplamente utilizados como animais de estimação, os quais eram dados de presente a príncipes e princesas.

Um dos principais atrativos dos pôneis é a docilidade e sua inteligência, mas também são corajosos e fortes.

Características da raça Pônei

Os pôneis são definidos atualmente como cavalos que medem no máximo 1,47m a 1,50m de cernelha, de forma geral, os pôneis são agrupados em classes referentes ao porte do animal, sendo elas: grande, médio e pequeno.

Algumas das principais características destes animais são

  • Crinas mais grossas;
  • Baixa estatura;
  • Patas mais curtas;
  • Ossatura pesada;
  • Pescoço mais grosso;
  • Cabeça mais curta; e
  • Testa mais ampla.

Cuidados necessários com Pônei

Os cuidados necessários para com os pôneis não são tão diferentes do que aos oferecidos as outras raças de cavalos.

Sendo fundamentais os seguintes cuidados:

– Seus cascos devem ser aparados a cada dois meses e limpos pelo menos uma vez  por semana;

-Eles precisam se exercitar diariamente, por isso, deve ser intercaladas cavalgadas e corridas pelo pasto ao longo do dia;

-Devem ser vermifugados anualmente, visando-se evitar vermes e carrapatos;

– O banho é importante e deve ser feito sempre que houver necessidade;

– A crina deve ser aparada;

-O pelo deve ser escovado;

– As orelhas devem ser higienizadas;

-Devem ser vacinados conforme orientação do veterinário.

Já a alimentação dos pôneis é igual a dos cavalos comuns, mantendo-os servidos de feno e vegetação de pasto. Porém, é importante o acompanhamento de um veterinário, para que verifique se há necessidade de suplementação alimentar, como forma de complementar os nutrientes que estão escassos no organismo do animal.

Média de Preço

A média de preço encontrado em uma busca online varia de R$ 1.000 a R$ 6.000, variando conforme a idade e condição do animal. Por exemplo, se o animal é castrado ou não, se é macho ou se é fêmea, o tipo da pelagem e pintura do animal (como manchas).

Por fim, confira abaixo as fotos destes graciosos animais.

Pônei

Leave a Reply