Percheron

A raça de cavalo Percheron tem origem da comuna de Perche, onde trata-se de um cavalo de tração para trabalhos agrícolas nos engenhos franceses. Por ter ossos duros e pé firme, esta raça serve para trabalhos pesados por ter uma grande envergadura.

Esta raça de cavalo possui dois tipos diferentes: o grande (Trait Percheron) que tem o maior peso e altura, que é destinado a trabalhos pesados e o pequeno (Diligencier Percheron), onde já este tipo é de menor dimensão, para trabalhos mais leves.

Por ter um aspecto mais colossal, possui uma estrutura que de longe não parece tão pesado quanto de fato é. Olhando de fora, a raça Percheron parece um pouco compacto.

Características do Percheron

Este tipo de raça de cavalo – Percheron possui uma característica muito interessante, pois tem uma cabeça muito elegante diferente dos outros cavalos.

Os olhos são bem largos e os pescoço é bem forte e robusto, as patas são curtas mas também muito fortes e seu casco é bem resistente. Esta raça de cavalo é bem adaptativa as condições climáticas de qualquer tipo, de forma bem rápida.

O Percheron, no século XIX foi um grande aliado para realização de trabalhos urbanos. Tendo medidas impressionantes, não falta graça nos movimentos desta raça de cavalo. A resistência do Percheron sempre é comentada, onde na época antiga nas carruagens mais pesadas chegava a puxar mais de 25 pessoas.

Sua flexibilidade e agilidade são notáveis, como mostram numerosos espetáculos nos quais realiza todo o tipo de saltos, passos e piruetas. Muitos percherons são utilizados para passeio por sua grande docilidade e temperamento tranquilo.

Altura

Esta cavalo vai de 1,50 a 1,60 m, no caso das éguas, e o já o macho pode chegar até 1,75 m. Entretanto, no ambito geral, a raça é bem conhecida ter um carácter doce e um espírito trabalhador. Possui uma força gigantesca e realiza trabalhos pesados de forma rápida.

As tarefas que esta raça desempenha são normalmente para a agricultura, o transporte em geral e para tração de campos de colheita de alimentos.

Corpo

Por possuir um pescoço curto e grande, esta raça tem um estilo mais conservador, tendo um dorso bastante firme.

Cabeça

Por ser bastante alongada, tem uma expressão bem harmoniosa e expressiva para quem olha de longe o animal. Tem os olhos grandes e um perfil reto e obtuso, bem interessante para a raça do cavalo.

Pelagem

Possui as mais diversas variações tanto de negro e cinza. O pelo deste cavalo é bem macio e agrega muito para quem possui este animal, além de ser muito bonito. Já os pelos em negro avermelhado e o ruão são muito difíceis de encontrar, mas é possível.

Peso

Bom, o peso desta raça de cavalo varia entre 500 e 800 Kg ainda pequenos, e 800 a 1.200 Kg para os adultos. Por possui uma robustez muito interessante, este animal para muitos é bem “trabalhador” pois não tem tempo ruim, trabalha tanto para puxar equipamentos como para realizar plantio no campo ou na fazenda.

Além disso, este cavalo apresenta um andamento bem ágil e leve diferente de outras raças de cavalos, pois se adequa muito bem a qualquer tipo de serviço.

Por ser “compacto”, mescla um pouco a musculatura boa com o comprimento médio a grande. Nos dias de hoje, este cavalo vem sendo utilizado até para competições de carruagens.

Muitos adestradores, cruzam esta raça com outros tipos de cavalos mais leves para fornecer animais de salto e polo para outras competições.

Fotos do Percheron

Percheron Percheron Percheron Percheron

Leave a Reply