Paint Horse

Há registro que em 1519, Hernando Cortes, um espanhol que viajava por todo o continente Norte Americano com o intuito de encontrar fortuna e também, trouxe junto a sua companhia 16 cavalos, sendo que um destes o Paint Horse, tinha o tom marrom-avermelhado e manchas brancas na barriga.

O relato é que a formação do animal equino foi devido ao cruzamento deste cavalo marrom-avermelhado com os cavalos americanos, denominados Mustangs.

Características da raça Paint Horse

O cavalo foi descartada por muitos criadores, justamente por causa das suas pintas.

Atualmente, esta raça é uma das mais importadas e que mais aumentou a sua criação nos últimos 5 anos.

O cavalo da raça paint horse tem a altura média de 1,50 a 1,60m.  O seu temperamento é linfático e possui um porte leve.

É um cavalo calmo, muito inteligente.  É uma raça muito valorizada nos Estados Unidos da América, sendo considerada uma das mais caras.

Além disso, não existe um paint horse igual ao outro, o que há são semelhanças entre os tipos existente de paint horse, portanto, cada cavalo é único e devido a isso, cada animal é bem valorizado, devido a este diferencial.

O cavalo paint horse possui três colorações, sendo elas:

OVERO

É aquele que a cor branca fica entre a cernelha e a cauda. Além disso, uma ou todas as patas são escuras e a cor branca é bem irregular. Normalmente, as marcas constantes na região da cabeça são bem distintas.

Este cavalo pode ser preto ou branco e a cauda é sempre de uma só cor.

TOBIANO

É aquele que tem a cor escura e costuma cobrir ambos os flancos.  Diferente do Overo, o tobiano tem a branca passando pelo lombo, cernelha e cauda.

As patas são todas brancas e possui manchas irregulares e diferentes com formações redondas e vão até abaixo do pescoço e o peito, aparentando um escudo protetor.

Na cabeça, as marcas possuem cores sólidas, podendo haver manchas.  Normalmente, o tobiano é branco ou escuro e a sua cauda diferente do Overo, possui duas cores.

Paint Horse tobiano

TOVERO

Este tipo de cavalo costuma misturar as características tanto do Overo como do Tobiano.

tovero

Cuidados necessários com o animal

Os cuidados a se tomar com cavalos da raça puro sangue lusitano são de certa forma comuns em relação a todos os outros cavalos. No entanto, sabendo da categoria e especialidades dessa raça, é importante ter um veterinário de confiança.

Os cuidados necessários para um cavalo paint horse são os mesmos que os dos demais, ou seja, é preciso que o estábulo esteja sempre bem limpo, justamente para evitar que o animal contraia qualquer tipo de doença.

É preciso dar banhos no animal, de preferência com água, já que é a melhor forma de retirar todo o óleo contido no pelo do animal.

Preço Médio do Paint Horse no Brasil

Após ter conhecimento de todas as características do paint horse é possível ter noção que não se trata de um cavalo que possui um preço acessível como os demais.

Porém, mesmo tendo um valor alto para aquisição é válido o montante a ser investido.

O valor deste cavalo está em torno de R$ 10.000,00 (dez mil reais), podendo haver variação para maior ou menor, já que depende do animal e em qual região será adquirido.

Fotos do Paint Horse

Abaixo, constam fotos do cavalo Paint Horse.

Paint Horse

Paint Horse

Leave a Reply