Cavalo de Oldenburg



História do Cavalo de Oldenburg

Os cavalos da raça Oldenburg são de origem alemã e carregam em sua história uma enorme tradição de força e resistência, marcando-se no tempo como um tipo de cavalo totalmente preparado para mover carruagens.

No entanto a raça de cavalos Oldenburg também serviu como origem para muitos cavalos que tiveram seus genes combinados para a criação de uma determina espécie nutrindo algumas características, destacando as habilidades positivas dessa raça.

Oldenburg

Foi a partir da característica da força, principalmente, que esses cavalos foram responsáveis pela condução de inúmeras carruagens, tendo participado inclusive de muitas guerras, utilizando toda a sua potência e força na condução de cargas mais pesadas.

De certo modo, entre os cavalos que ilustram a história do mundo, certamente estão presentes os da raça Oldenburg justamente por estarem presentes em muitas guerras. Além disso, no momento que sua utilização passou a diminuir, eles passaram a servir como base de combinação de outros cavalos, alguns muito conhecidos também.

Características do Cavalo Oldenburg

Pela capacidade de carregar pesos tão grandes quanto carruagens e cargas ou pessoas que estejam nelas, a característica mais perceptível dessa raça é a força, a intensidade de carga que conseguem resistir em alguns casos é totalmente surpreendente.

Uma curiosidade sobre os cavalos de raça Oldenburg faz relação com a sua estética, mais especificamente sua coloração. Em casos de cavalos com três cores ou mais, não são reconhecidos como originais da raça, somente são reconhecidos como originais Oldenburg àqueles que tem uma cor só, uniforme e lisa.

Quanto à sua altura, é considerado um cavalo alto quando comparado à outras raças, tendo uma média de 1,70m de altura e peso em torno de meia tonelada.

Pode parecer algo muito comum associar esse tipo de força à cavalos mais rústicos e de comportamento antissocial, sendo difíceis de lidar. Esse paradigma é quebrado no caso da raça Oldenburg.

Os cavalos dessa raça, embora amadureçam e fiquem prontos muito rapidamente, tem comportamento dócil e amigável, convivendo bem com outros cavalos e se apresentando melhor até mesmo com humanos, em alguns casos.

O fato de ter em essas características e comportamento mais dócil, faz com que seja um tipo de animal muito atento e disponível para o tratamento e adestramento. Isto é, pode ser educado para competições e até mesmo ter um aprendizado rápido no manejo de obstáculos, por exemplo.

Cuidados Necessários

Os cuidados necessários no contato e tratos com o animal, devem ser os mesmos de todos os outros cavalos comuns e animais de grande porte, sabendo que uma relação de confiança deve ser estruturada de forma recíproca.

É verdade que no caso da raça Oldenburg, os cavalos tendem a ser mais dóceis, o que facilita muito os cuidados e a limpeza. Mas ainda assim, é preciso estar atento já que se trata de um animal e tem seus mecanismos de defesa.

Média de Preço

O preço médio dos cavalos de raça Apaloosa podem variar, mas normalmente se apresentam de forma mais sólida numa faixa em torno de R$5.000 (cinco mil reais), podendo variar pra baixo e pra cima, obviamente, dependendo da idade do animal, estilo e suas habilidades, por exemplo.

Fotos do Oldenburg

Abaixo, fotos de cavalos da raça Oldenburg, como descrevemos nesse conteúdo.

Oldenburg Oldenburg Oldenburg

Leia também

Crioulo

Crioulo

Crioulo é o cavalo; crioula é a raça. Ou seja, independente de como chame, iremos …

Bretão

Bretão

O cavalo bretão é uma das raças mais icônicas, se assim podemos dizer, de cavalo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *