Mustang

História do Cavalo Mustang

O mustang faz parte de uma raça de cavalo que a princípio pode nos parecer distante, mas sua imagem está no imaginário coletivo de quase todos, como o típico cavalo selvagem de caça dos filmes americanos, por exemplo, misturando muitas raças de cavalo numa só.

No entanto, apesar de ser altamente confundido com uma espécie americana, essa raça de cavalo é europeia, mas foi levado para as Américas por espanhóis, onde foram muito valorizados com o passar do tempo, sendo inclusive protegidos por lei.

Quando cavalos da raça mustang foram levados por conquistadores espanhóis ao continente americano, os índios não tinham nenhuma intimidade com os animais, havendo algumas recusas a princípio, até entenderem que os cavalos poderiam ser úteis.

A partir desse momento, essa raça passou a ser muito utilizada na caça e atualmente é a última raça de cavalos selvagens em todo o continente americano, e é justamente isso que assegura crime qualquer infração e maus tratos contra a integridade do animal.

Características do Mustang

Visualmente falando, não é nada difícil saber diferenciar um cavalo mustang dos mais comuns, isso por que ele tem características físicas muito específicas. Como por exemplo, sua parte traseira não é empinada e volumosa como na maioria dos cavalos.

Mustang

A raça mustang, aliás, tem características de proporção diferente ao tamanho dos cavalos mais comuns no conhecimento popular, já que seu pescoço também é um pouco mais curto e cabeça de tamanho bem menor, fazendo com que ele pareça mais compacto.

Mas não se engane a respeito das dimensões menores dos cavalos da raça Mustang, como dito, eles são totalmente prontos para a caça e considerados cavalos selvagens, se caracterizando fisicamente como animais muito rápidos e fortes.

Além disso, eles tem capacidades de adaptação muito apuradas, podendo transitar entre ambientes ora áridos ora montanhosos, se habituando à ambas realidades e possibilidades de alimentação.

Diferente de outras raças de cavalos, a força do mustang se destaca muito na natureza de liderança de alguns cavalos, que lideravam grupos de até quinze animais, sendo responsáveis por proteger todo o bando de possíveis ameaças.

Esse comportamento caracteriza não somente sua capacidade de liderança, como sua inteligência e perspicácia voltadas para a proteção dos seus iguais. Apesar de, contraditoriamente, serem antissociais, como todas as raças mais selvagens tendem a ser.

Cuidados Necessários com o Mustang

Os cuidados com a raça mustang devem são os mesmos aplicados à todos os tipos de cavalos, no que diz respeito à limpeza e a alimentação, obviamente orientada por um veterinário experiente que saberá determinar as necessidades da raça.

Com relação ao cuidado e limpeza, é bom lembrar de sempre agir com serenidade em relação a eles, sabendo que eles tendem a ser menos dóceis que os cavalos comuns, respeitando sua individualidade e natureza selvagem.

Média de Preço

O preço dos cavalos da raça mustang podem variar muito dependendo do lugar onde se encontram, respeitando às cotações dos devidos estados e até mesmo locais onde tem incidência maior.

No entanto costumam custar em torno de R$10.000, havendo margem de aproximadamente cinco mil reais para cima e para baixo.

Fotos

Abaixo, fotos de cavalos da raça Mustang, como descrevemos nesse conteúdo.

Mustang Mustang cavalo Mustang

Leia também

Crioulo

Crioulo

Crioulo é o cavalo; crioula é a raça. Ou seja, independente de como chame, iremos …

Bretão

Bretão

O cavalo bretão é uma das raças mais icônicas, se assim podemos dizer, de cavalo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *