Materiais para limpeza e higienização do cavalo

Os cavalos precisam de cuidados muito especiais para manter sua beleza e saúde. Independente da função que realizam, a alimentação e limpeza deve ser uma rotina indispensável e todo cavaleiro deve saber sobre essa rotina. E a rotina de higienização exige alguns materiais para limpeza do cavalo.

Por que é preciso ter esses materiais?

A alimentação balanceada com feno, sais, minerais, grãos selecionados e aveia ajudam numa digestão adequada do cavalo evitando as cólicas e também anemia ou obesidade do cavalo. Uma alimentação simples e equilibrada ajudam no desempenho do animal em suas atividades.

Outro aspecto importante e já citado é a limpeza dos animais. A higiene do cavalo e do seu lugar de descanso é fundamental para evitar doenças que podem levar os animais a morte e garantem conforto a eles tornando – os mais próximos do cavaleiro numa relação de afeto e confiança.

A limpeza do cavalo deve ser feita em local iluminado e arejado. Nesse momento verifica – se as condições da pelagem e dos cascos do cavalo.

O banho é um momento de relaxamento para o cavalo, especialmente em dias quentes e deve ser feito com cuidado e carinho para não estressar o animal.

Materiais para limpeza e higienização do cavalo

Como cuidar do higiene do cavalo

A escovação do cavalo, antes e após a cavalgada, ajuda no relaxamento dele com a massagem no corpo retirando a tensão dos músculos e ativando a circulação sanguínea.

Deve – se começar a escovar pela crina, passando para o corpo e por último a cauda em movimentos lentos para não causar dor. Durante a escovação é sempre importante verificar lesões e feridas no animal que possam incomodá – lo.

Os cascos também devem ter uma atenção especial e devem ser cuidados por um ferreiro especializado. Todos os dias, após realizadas as atividades diárias, deve – se limpar os cascos para verificar possíveis lesões. As ferraduras devem ser trocadas a cada seis semanas e os cascos aparados e limados, nesse mesmo intervalo de tempo.

Cuidar dos dentes dos cavalos também é importante para evitar dor e desconforto e garantir boa mastigação dos alimentos. Sem problemas orais, o cavalo responde melhor aos comandos. O acompanhamento deve ser feito a cada 6 meses.

Vacinação e desparasitação do cavalo também é importante e deve ser feita de acordo com a raça, o uso, o ambiente em que vive e a alimentação. A vacinação no é anual e a desparasitação feita de 4 a 6 vezes por ano de acordo com orientação do veterinário.

O local de abrigo dos cavalos deve estar sempre seco, limpo e bem forrado para dar ao animal conforto ao descansar. É importante a realização de exercícios físicos para manutenção da forma física do animal e de seu rendimento.

Materiais necessários para limpeza dos cavalos e como utilizá – los

É preciso utilizar os materiais corretos para garantir uma higienização adequada dos cavalos. Segue uma lista de materiais necessários:

  • Escova de banho, usada para retirar o suor seco que fica pregado no pelo dos cavalos;
  • Almofaça de borracha, usada para retirar a sujeira mais grossa que não é retirada pela brussa e cordoa;
  • Ferro de cascos, utilizado para limpar os cascos;
  • Pincel de cascos, usado para colocar unto de cascos, que ajuda a manter a umidade constante neles;
  • O pente é usado para pentear a crina do cavalho deixando – a desembaraçada;
  • A esponja é utilizada para limpar boca, nariz e ouvido;
  • Brussa é usada junto com a almofada de ferro para limpar o pelo do cavalo;
  • Cordoa é usada para pentear a cauda.

Com uma boa higiene se garante um animal saudável e com bons rendimentos em suas atividades.

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *