Cavalo Mangalarga



O cavalo Mangalarga surgiu há mais de 200 anos no Brasil que é o berço da raça e se tornou o principal cavalo de sela do mundo.

O Mangalarga é resultado do cruzamento das raças Andaluz e Alter, de origem portuguesa, com cavalos nacionais e posteriormente com outras raças como Árabe, Anglo – Árabe, Puro Sangue Inglês e American Sadle Horse.

A marcha é sua principal característica, tem porte elegante, é dócil e obediente podendo ser montado por crianças, jovens, adultos, idosos, homens e mulheres.

O cavalo Mangalarga é cavalo considerado cômodo por ter bom temperamento, pela boa conformação devido a sua flexibilidade, leveza e resistência, sendo capaz de percorrer longas distâncias e em diferentes terrenos. Tem bom desempenho tanto para o trabalho quanto para prática de esportes.

História do Cavalo Mangalarga

A história do Mangalarga no Brasil se da início com a chegada da família real por aqui em 1808, trazendo exemplares puros da raça Alter. Dom João VI, príncipe regente do Brasil, deu de presente, cavalos da raça para o Barão de Alfenas, Gabriel Francisco Junqueira.

Em 1812, na cidade de Cruzília, sul de Minas Gerais no limite com o estado de São Paulo, a família Junqueira deu início à formação da raça, originalmente brasileira, com a seleção dos animais para cruzamento com éguas nacionais. Pouco tempo depois os cavalos cruzados foram levados para São Paulo, onde se adaptaram ao novo relevo e foram cruzados com outras raças que o tornaram cavalos mais resistentes e bons para lida no campo.

Em 1934 foi criada a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), no estado de São Paulo, com objetivo de garantir o melhoramento e a seleção da raça.

Há uma diferenciação entre o raça do cavalo mineiro (marchador) e paulista devido principalmente ao aprimoramento da raça em São Paulo, com o cruzamento com raças que vão dar a esse cavalo uma agilidade maior no arranque para as caçadas no cerrado paulista.

Características da raça Mangalarga

Em relação a morfologia, o Mangalarga tem como principais características:

  • Frente leve com pescoço bem dirigido e descarnado proporcionando maior facilidade de movimentos;
  • Paleta inclinada e comprida que dá mais conforto ao cavaleiro;
  • Tronco forte, com linha dorso – lombar reta paralela ao solo, lombo curto e boa cobertura de rim, peito amplo e profundo, dando ao cavaleiro segurança ao montar e muita resistência do cavalo a trabalhos mais pesados devido a uma musculatura mais desenvolvida;
  • Garupa forte, ampla e comprida que permitem uma arrancada forte e rápida.

O desempenho do Mangalarga está relacionado com sua força e rusticidade que o faz um cavalo ágil e forte, com um galope reunido facilitando manobras, tem facilidade na troca de bípedes, o que demonstra o excelente equilíbrio que ele possui.

O Mangalarga consegue arrancadas rápidas e realizar paradas bruscas sem grande impacto, o que o torna um cavalo excelente para o trabalho e lazer, pelo fácil controle sobre o animal.

A marcha trotada é característica marcante do cavalo Mangalarga, o que torna menos cansativa longas caminhadas.

Cuidados necessários com o Mangalarga

Alimentação balanceada levando em conta a atividade que irá exercer o cavalo, seja para trabalho, esporte ou lazer, é fundamental para garantir a saúde do animal. Higienização completa das baias, limpeza dos cascos, feno seco para cama, banhos relaxantes ajudam a manter o cavalo calmo e pronto para realizar as atividades diárias.

O transporte deve ser feito em locais adequados e seguros e o embarque e desembarque dos animais realizados por pessoal treinado para evitar o stress do cavalo.

O cavalo Mangalarga é o mais caro do Brasil, com preços variando dos R$10.000,00 a R$50.000,00. O alto preço da raça se deve a todos os fatores anteriormente citados, que fazem dele, o cavalo favorito para lida no campo, quanto para competições onde a força e agilidade fazem a diferença e essas qualidades são marcantes no cavalo Mangalarga.

Fotos

Abaixo serão listadas algumas fotos do cavalo:

Mangalarga

Mangalarga

Mangalarga

Leia também

Crioulo

Crioulo

Crioulo é o cavalo; crioula é a raça. Ou seja, independente de como chame, iremos …

Bretão

Bretão

O cavalo bretão é uma das raças mais icônicas, se assim podemos dizer, de cavalo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *