Friesian (Frísio ou Frisão)

Não há um registro certo sobre a data que surgiu o cavalo da raça Friesian, mas ele era um cavalo muito conhecido e desejado na Idade Média, pois é possível encontrar alguns trabalhos de arte com a imagem deste animal.

No século XVII, o cavalo Friesian era muito utilizado para transportar cargas, assim como também para realizar trabalhos leves.

Porém, esta raça quase chegou a sua extinção na época da Segunda Guerra Mundial, já que tiveram a função de carregar canhões e com isso sobraram somente 5 cavalos e poucas égua no final da guerra.

Uma grande incentivadora desta raça é a Rainha da Holanda, pois eles são os responsáveis pelas suas cavalgadas reais nos bosques e praias. Além disso, também são utilizados para puxarem a carruagem real, o que é feito por 8 cavalos Friesian.

Características da raça Friesian

Esta raça de cavalo também é conhecida como Frísio ou Frisão, a sua cor é negra. É uma raça muito criada na Frísia, que fica norte dos Países.

O friesian é rapidamente reconhecido devido a sua crina e também seus pelos que são abundantes, em especial nas quartelas.

Este animal possui um temperamento muito dócil, inteligente e elegante. A sua beleza é extravagante. O cavalo da raça Friesian tem a altura média aproximada de 1,65m a 1,75.

Trata-se de um cavalo com enorme habilidade, lealdade e força. O seu andar é trotado e possui um porte aristocrático e devido a isso, por onde anda, sempre têm pessoas que tirando fotos.

Os cavalos são fortes concorrentes nas competições de adestramento, assim como na de condução.

Cuidados necessários com o Friesian

Os cuidados com esta raça são os mesmos necessários com quaisquer outras raças de cavalos.

Apesar de se tratar de uma raça dócil, é necessário que o cavalo tenha confiança para que deixe ser cuidado.
Além disso, é preciso que o local em que o animal fica esteja sempre com a limpeza em dia, justamente para que possa ser evitado qualquer tipo de doença no animal.

Quanto aos banhos, tenha preferência em utilizar somente a água, já que ela tem o poder de retirar qualquer oleosidade da pele do cavalo, sendo aconselhável não passar shampoos tanto no corpo quanto nos pelos.

Outro cuidado necessário é com a alimentação e com isso, é necessário procurar o especialista para que possa indicar exatamente uma alimentação saudável e adequada.

Por fim, é preciso também estar, sempre se possível, fazendo consultar com o veterinário, já que ele é o profissional adequado para saber se a saúde do cavalo está em dia e se for o caso, passar exames, entre outros.

Média de Preço do Cavalo

O preço médio do cavalo da raça Friesian é em torno de R$ 30.000,00 (trinta mil reais), mas este valor pode variar para mais ou para menos. Isso dependerá da idade, das condições e habilidades que o animal possui.

Fotos Friesian

Abaixo, demonstramos por meios de fotos a beleza natural desta faça que encanta várias pessoas por onde passa.

Friesian

Leave a Reply