Danish Warmblood

Os cavalos Danish Warmblood são chamados também de Dinamarqueses de sangue quente, estes animais possuem são bastante semelhantes aos do Puro Sangue Inglês, aliado a força e pernas musculosas.

Esta raça é considerada jovem, sendo que atualmente há presença marcante destes em competições internacionais, tanto em Dressagem quanto nos Jump Shows.

É uma raça pouco comum em diversos países, como o Brasil, por exemplo. Nos EUA em 2001, uma associação norte americana foi oficializada para que a raça seja promovida no país, anterior a esta associação os Danish Warmblood praticamente não existiam no país.

No Brasil, não foram encontrados dados confiáveis sobre a ocorrência desta espécie.

História do Cavalo Danish Warmblood

O Danish Warmblood é uma raça europeia recente, a qual foi desenvolvida inicialmente no século 20 na Dinamarca, o cruzamento desta raça é feito a partir de éguas nativas (Fredericksborg e Thoroughbreds) com garanhões de algumas linhagens europeias (Selles Français, Thoroughbreds e Trakehners).

Como se sabe a Dinamarca tem grande aptidão e tradição equestre, desde o século XIV nos ducados dinamarqueses já eram realizadas reproduções de cavalos, principalmente nos ducados.

Os cavalos eram bem selecionados antes do cruzamento, de forma a garantir um cavalo saudável e robusto.

Características da raça D. Warmblood

Como já mencionado anteriormente o contorno do Danish Warmblood é semelhante ao do Puro Sangue Inglês (no que se refere ao temperamento e aptidões), podendo apresentar-se em diversas cores solidas com tamanho de ate 1,70 m, o que depende de diversos fatores.

Os cavalos Danish Warmblood são corajosos e muito espirituosos, apresentando excelente temperamento, fato o qual lhe confere a boa aptidão para o adestramento.

São cavalos típicos de sela, ou seja, são bons para montaria. Considerados bons saltadores e muito utilizados para dressage (treinamento para competição) e nas provas de cross- country.

O studbook (livro oficial que guarda informações genealógicas das raças) foi iniciado no século passado, a reprodução é autorizada somente aos cavalos que atenda aos padrões especificados.

Um ponto importante é que os especialistas afirmam que o Danish Warmblood apresenta melhor qualidade e versatilidade, quando comparado a outras raças europeias.

Cuidados necessários

Os cavalos Danish Warmblood não possuem grandes dificuldades em seu cuidado, no entanto, é importante que seja oferecido a estes cavalos uma alimentação nutritiva, oferecendo-lhes alimentos nutritivos, tais como: milho, mandioca, melaço, soja, trigo e algodão.

São recomendáveis banhos regulares, o que varia de acordo com o clima local, assim como acompanhamento veterinário.

Além disso, é importante se atentar ao clima, pois estes cavalos vivem melhores em temperaturas amenas (devido a origem do animal), apesar de fácil adaptação a outros ambientes.

Média de Preço

Não foram encontrados preços online para o Danish Warmblood no Brasil, no entanto, a média citada na literatura internacional é de aproximadamente R$ 10.000,00 (valor convertido de Coroa Dinamarquesa para real).

Acredita-se que a falta destas informações em buscas pela internet, é por se tratar de uma espécie mais nobre do mercado e também pouco comum no Brasil.

Contudo, veja a seguir fotos do Danish Warmblood e conheça ainda mais esta raça!

Danish Warmblood Danish Warmblood Danish Warmblood

Leave a Reply