Como Limpar os Cascos do Cavalo

Por que limpar os cascos do cavalo?

A limpeza dos cascos dos cavalos, a princípio, não costuma ser uma das primeiras coisas que se pensa por alguém que ainda não esteja bem inserido nesse universo, no entanto é muito importante inclusive para a saúde do animal.

Não somente pela questão da higiene, mas pelas coisas que ela traz consigo. Basta observamos que assim como a crina e os dentes, as patas também fazem parte do corpo do animal e quando não estão bem limpas podem causar intenso mal-estar.

Em cascos de cavalos que não apresentam limpeza, podem ocorrer trincas com pequenas rachaduras que atrapalham não somente a locomoção do animal, como também abrem uma brecha para a contração de doenças.

Medidas de segurança antes da limpeza

O cavalo é um animal de grande porte e de algum modo sempre assusta em sua dimensão e grandiosidade, por isso recomenda-se sempre muito cuidado no tratamento com ele, que pode ser compreensivo na medida da delicadeza do trato do cuidador.

Por isso, é importante amarrar o animal quando novo e deixa-lo entender que é um momento dele ficar um pouco mais imóvel.

É sempre uma relação de confiança, como qualquer animal e seu cuidador, quem está prestes a levantar a pata do cavalo está com medo de ser atingido numa espécie de coice ou algo parecido. Mas, muito provavelmente, o cavalo também se sente acuado sobre o que a pessoa fará com ele.

Por isso, também se recomenda como medida, sempre manter contato com o corpo do cavalo antes da limpeza, para que não haja surpresa e recusa por parte do animal, que pode reagir de forma violenta.

Isso também pode acontecer caso o cavalo esteja se sentindo incomodado, por moscas por exemplo, nesse caso recomenda-se um spray repelente próprio para que o animal esteja o mais confortável e tranquilo possível nesse momento.

Tudo deve ser feito com o auxílio de alguém que tem a experiência do lado nos primeiros momentos, por medida de segurança, mas a verdade é que com o costume, o cavalo tende a ficar mais sociável, entendendo a limpeza.

Como Limpar os Cascos dos Cavalos

Amansando o animal

Como já foi dito aqui, os cavalos são animais de grande porte e extremamente atentos a tudo que aconteceu ao seu redor, podendo reagir, inclusive, de forma violenta caso se sintam acuados. Por isso o primeiro passo consiste em agir com leveza e serenidade com o animal.

É preciso estabelecer o contato entre você e ele, contato manual mesmo, alisando seu corpo e deixando-o entender o toque de suas mãos como descrito entre as medidas de segurança. O cavalo precisa se acostumar com sua presença e não o entender como um estranho.

Como um contato gradativo, percorra toda a perna do animal e área próxima aos cascos para que ele fique mais confortável ao que virá me seguida. É nesse momento que é possível amarra-lo para melhor aproveitamento.

Primeiro dianteiros e traseiros em seguida

Lembre-se sempre de estar posicionado do lado do cavalo, nunca a frente dando chance de ser golpeado com qualquer movimentação de suas patas. A partir dali, pegue devagar em uma das patas do cavalo de modo que ele entenda que ele deve ergue-la para você.

Esse processo é mais comum em casos de cavalos novos e ainda não educados, a grande maioria já compreende o momento de levantar o casco num simples toque.

Existem técnicas também para controlar o peso do corpo do cavalo, de modo que ele tencione mais os músculos traseiros no momento que você limpa as patas dianteiras e vice-versa, isso acontece quando se dá uma leve empurrada na espádua. Essa prática só se recomenda para quem tem experiência com os animais.

Limpando

Compreendido tudo isto, e no momento que o cavalo estiver totalmente imóvel, já ciente da limpeza, você deve pegar o limpador de metal e escova, passando-os na pata do animal, cuidadosamente, retirando todas as sujeiras, impurezas e verificando possíveis anormalidades.

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *