Brasileiro de Hipismo

O cavalo brasileiro de hipismo, tem a sua origem brasileira.

O responsável pelo desenvolvimento desta raça foi o criador Ênio Montes, que no meado da década de 70 resolveu criar uma raça para atuar no hipismo.

Desta forma, realizou o cruzamento das raças Orloff com Westfalen e Trakehner. Além disso, também teve a mistura da raça PSI, Hanoveriano, Holsteriner e Hackney, entre outros.

Características da raça Brasileiro de Hipismo

O cavalo brasileiro de hipismo, também conhecido como BH, é um cavalo leve e de grande porte. Possui uma cabeça de tamanho médio e narinas grande. Tem um dorso reto e largo, músculos fortes e comprimento proporcional ao seu tamanho.

Além disso, o cavalo possui diversas pelagens, como castanha, alazã, tordilha e baia.

É um cavalo criado que pode participar de competições de salto, adestramento ou até mesmo um concurso completo.

O macho possui altura média de 1,68 e peso aproximado de 600 kg e a fêmea possui altura média de 1,64m e peso aproximado de 550kg.

É um cavalo que possui um ótimo salto, movimentos elegantes e de grande coragem e alta inteligência. Inclusive, é uma das raças mais dóceis e fáceis de serem adestrada.

Cuidados necessários com o equino

Para que o cavalo esteja sempre saudável são necessários alguns cuidados, sendo eles:

  • Escove o cavalo todos os dias, sendo necessário utilizar a escova adequada para que não machuque o cavalo.
  • Banhe sempre o cavalo brasileiro de hipismo e utilize shampoos anti-fungos. Jogue bastante água no cavalo, já que o óleo constante na pele do animal sai facilmente com a água.
  • Sempre penteie a juba com um pente de dentes grandes e largos. Sendo necessário, desembarace com os dedos, evitando puxar.
  • Ao banhar a parte da barriga do cavalo, tenha cuidado, pois é uma área bem sensível e se não tiver cuidado, pode até levar um coice. Por isso, é aconselhado não ficar na região traseira do cavalo.
  • O sabão a ser utilizado no animal será sempre o neutro, apesar de haver diversos shampoos no mercado.
  • Estar sempre verificando a dentição do cavalo, pois pode trazer sérios prejuízos à saúde do animal.
  • É primordial, que o animal tenha uma alimentação saudável e adequada.
  • Que faça pelo menos uma consulta ao veterinário para atestar a saúde do cavalo. De todo modo, sendo o cavalo brasileiro de hipismo utilizado nas competições esportivas, é natural que a consulta veterinária seja constante, justamente porque são realizados vários exames com o intuito de saber se o animal tem condições de estar participando de uma competição, seja completa ou não.

Média de Preço

O cavalo brasileiro de hipismo por ter um pelo porte e ser um dos melhores para participar de campeonatos de equitação, possui um valor bem elevado comparando com as demais raças.

É possível comprar o cavalo brasileiro de hipismo a partir de R$ 20.000,00.

Imagens do Brasileiro de Hipismo

Conforme pode ser verificado nas imagens abaixo, o cavalo brasileiro de hipismo tem um porte que chama atenção de todos, assim como também o seu andar elegante.

brasileiro de hipismo

brasileiro de hipismo

brasileiro de hipismo

Leave a Reply