Cavalo Berbere

História do Cavalo Berbere

Os cavalos da raça Berbere tem origem no continente africano, mais precisamente no Norte, na região do Marrocos. Muito se fala que grande parte das raças de cavalos que foram criadas para fins específicos se originaram de cavalos marroquinos, o que entrega as qualidades dessa raça.

Berbere

Por isso, os cavalos dessa raça serviram para combinação e criação de diversas outras raças conhecidas, como o puro sangue inglês e o andaluz. Mas a verdade é que quanto à origem, a raça Berbere se apresenta ainda mais antiga.

Muito se fala que essa raça seria descendente de cavalos selvagens que existiram na era glacial, tendo se adaptado e resistido ao tempo e intempéries até chegar no que se conhece hoje coma a raça Berbere.

Essa teoria dá margem para que os cavalos desse tipo sejam tão antigos quanto os árabes. A verdade é que as duas raças são as mais lembradas no que se diz respeito às características e habilidades físicas de excelência. Vamos conhece-las melhor a seguir.

Características do Cavalo Berbere

Concordante com a teoria dos cavalos da raça berbere serem descendentes de primitivos da era glacial está a sua própria estrutura óssea, muito semelhante à esses tipos de cavalos. Características marcantes como uma cauda mais baixa e garupa caída, diferente de cavalos com corpos mais volumosos e muitas curvas.

Sua crina é mais fina que nas raças mais comuns de cavalo e suas narinas são mais dilatadas. Apresentam um tamanho médio que varia em torno de 1,50m e o peso por volta de meia tonelada como o habitual para animais desse porte.

Suas pernas são fortes e cumpridas, o que lhes garante a habilidade e força de fazer corridas curtas com velocidades intensas, esse tipo de tiro de velocidade é uma das qualidades dessa raça.

Por isso, ele é também, muito utilizado como cavalo de sela por sua fácil compreensão desse tipo de adestramento. Conseguindo através de sua força e resistência fazer bem o transporte de pessoas em sua garupa, seja como transporte de fato ou lazer, quando em fazendas familiares ou alguns haras abertos ao público.

Suas características calmas e até mesmo dóceis, não fazem que de modo algum ele seja um cavalo frágil, por que apresenta grande coragem e porte, se mostrando sempre pronto para qualquer atividade.

Cuidados Necessários

Ainda que dóceis, os cavalos da raça berbere também são rústicos e por isso, possivelmente, também são um pouco antissociais num primeiro contato. É preciso estar atento com qualquer tipo de contato, estabelecendo sempre a confiança e entendendo os limites do animal, que devem ser claros.

Média de Preço

A média de preço de cavalos da raça Berbere tende a ser muito relativa em diversos estados do país. De uma forma geral, seu preço médio pode variar em torno de R$7.000,00 (sete mil reais), podendo variar e até subir muito o preço em caso de cavalos mais bem treinados e com habilidades maiores.

Em outros casos, também podem variar de acordo com idade e aptidões, características físicas mais desenvolvidas ou não, por isso é importante que a pesquisa seja feita com cuidado.

Fotos

Abaixo, fotos de cavalos da raça Berbere, como descrevemos nesse conteúdo.

Berbere Berbere Berbere

Leia também

Crioulo

Crioulo

Crioulo é o cavalo; crioula é a raça. Ou seja, independente de como chame, iremos …

Bretão

Bretão

O cavalo bretão é uma das raças mais icônicas, se assim podemos dizer, de cavalo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *