Appaloosa

A raça de cavalos Appaloosa pode não ser muito conhecida popularmente a primeira vista, mas é um dos tipos de cavalos que todos conhecem por ter visto alguma vez, pessoalmente ou não, com características marcantes no seu pelo, de cores variadas.

História do Cavalo Appaloosa

A origem dessa raça é bem antiga e, como outras raças de cavalo, também se deve à uma combinação de características e outras raças, derivada do cruzamento de algumas espécies até chegar no que se conhece como Appaloosa.

Em comparação com algumas raças, é também relativamente nova. Os cavalos foram mais aperfeiçoados a partir da metade do século XX, com o cruzamento de cavalos árabes, quartos de milha e puros sangues ingleses, que também são cruzamentos.

A raça leva esse nome por causa da área onde os cavalos foram muito popularizados quando utilizados pelos índios na região de Pallose. Até como um processo de aperfeiçoamento da raça, antes dos cruzamentos, os cavalos escolhidos foram não apenas os de pelagem colorida, mas os mais resistentes.

A resistência foi importante devido à situação quase nômade desses índios que precisavam ter a seu lado raças totalmente adaptáveis a diversos habitats, climas e alimentação. Como o princípio de seleção natural, os mais resistentes sobreviveram.

Características do Cavalo Appaloosa

A característica principal a ser citada não pode ser diferente se não a sua coloração. O corpo dos cavalos da raça Appaloosa tem em seu lombo e na área da crina uma grande incidência de manchinhas que variam de cor, fazendo com que cada cavalo apresente um estilo.

As manchas podem ser mais claras ou mais escuras que e pelo do corpo do cavalo, mas sempre contrastarão com a cor de maior incidência. Em relação ao porte, os cavalos da raça Appaloosa mantém-se no padrão habitual, medindo aproximadamente 1,50m com  o peso que pode variar em torno de meia tonelada.

Como se pode imaginar, devido à seus genes muito voltados para a adaptabilidade, movimentação e resistência, os cavalos dessa raça também são muito usados em competição que exija força, além das corridas de curta distância.

Além disso, sua estética e comportamento mais dócil, fazem com que ele seja muito utilizado também para lazer, seja em fazendas ou em haras onde as pessoas podem cavalga-lo tranquilamente.

Cuidados Necessários

Os cuidados devem ser os cuidados habituais característicos com qualquer cavalo. Estar sempre atento na aproximação, se aproximando com cuidado e respeito ao animal. Ainda que se saiba que os cavalos de raça Appaloosa tenham comportamento dócil, ainda é necessário conseguir sua confiança antes de qualquer movimento e ação.

É preciso, é claro, contar sempre com a ajuda de um veterinário ou profissional responsável para exames e atenções mais periódicas e exatas sobre a saúde do animal.

Média de Preço

O preço médio dos cavalos de raça Appaloosa podem variar, mas normalmente se apresentam de forma mais sólida numa faixa em torno de R$5.000 (cinco mil reais), podendo variar pra baixo e pra cima, obviamente, dependendo da idade do animal, estilo e suas habilidades, por exemplo.

Fotos do Appaloosa

Abaixo, fotos de cavalos da raça Appaloosa, como descrevemos nesse conteúdo.

Appaloosa

Appaloosa Appaloosa Appaloosa

Leave a Reply