Anatomia do cavalo

A anatomia do cavalo causa muita dúvida em amantes ou criadores do animal. O cavalo é um animal forte e veloz em maioria das espécies, seu corpo é adaptado para velocidade e seus membros são desenvolvidos.

Eles possuem um número de dedos reduzidos acompanhados pela perda de músculos, o que permite aos animais a capacidade de agarrar objetos.

Anatomia do cavalo

Os membros dos cavalos são movidos para frente e também para trás, fato o qual oferece ao animal possibilidade de impulso rápido.

anatomia do cavalo

A força do animal vem dos músculos bem desenvolvidos, os quais estão ligados aos ossos das coxas, do tronco e dos antebraços.

A anatomia do cavalo é dividida em quatro partes, sendo elas: cabeça, pescoço, tronco e membros.

Cabeça

A cabeça do cavalo é composta por 5 partes, as quais: extremidade superior (nela esta a nuca, a garganta e parótida/glândulas salivares), face anterior (nesta esta localizada a fronte, o chanfro/que proporciona uma grande superfície para a mucosa olfativa e o focinho), face lateral (onde se localiza a orelha, a fonte, os olhos, as bochechas e as narinas), face posterior (onde se encontra a fauce, a ganacha e a barba) e a extremidade inferior (onde esta localizada a boca).

cabeça do cavalo cabeça do cavalo

Pescoço

O pescoço do anima é subdivido em duas partes, as quais: bordo superior (onde se encontra a crineira, que é o conjunto das crinas) e as faces laterais (onde são encontradas as tábuas, que são as laterais do pescoço).

pescoço do cavalo

Tronco

O tronco do cavalo é subdivido em cinco partes, sendo estas: face superior (onde se encontra a cernelha, o dorso, o lombo, a anca e a garupa do animal), extremidade anterior (onde fica o peito, a inter-axila e a axila), faces laterais (onde fica o costado e o flanco), face inferior (onde fica o cilhadouro, o ventre e a virilha), e a extremidade posterior (com a cauda, o ânus, o períneo e os órgãos genitais do animal).

tronco do cavalo

Membros

Os membros do animal são subdivididos em três partes, as quais: regiões dos anteriores (onde ficam a espádua, os antebraços, os braços (membros anteriores), o codilho e o joelho), regiões dos posteriores (onde se encontram as coxas, as nádegas, as soldras, as pernas e os jarretes) e regiões comuns dos quatro membros (onde ficam as canelas, os boletos, as quartelas, as coroas e os cascos).

membros do cavalo

Esqueleto do cavalo

Os ossos dos cavalos giram em torno de 210, não considerando os da cauda do animal, o esqueleto tem como função primordial sustentar os músculos e os órgãos internos, conferindo também mobilidade ao animal.

As articulações são formadas por ossos, os quais são cobertos por cartilagem; O esqueleto do animal adapta a sua estrutura as evoluções que o animal passou ao longo do tempo, por exemplo, a ampla visão do animal, fato o qual aumenta sua autodefesa.

esqueleto do cavalo

Músculos

Os músculos dos cavalos são massas musculares que estão ligadas aos ossos por um lado e aos tendões pelo outro.

músculo do cavalo

Pele do cavalo

Por fim, a pele do animal possui três camadas:

  • Camada celular, que possui capacidade de autorreparação;
  • Camada sub-epitelial, onde são encontrados os sensores de dor e demais estruturas sensitivas;
  • Camada sub-dérmica, que isola o pelo dos ossos e dos músculos, é onde se encontram os folículos capilares.

Os animais liberam uma substância gordurosa, chamada de sebo, a qual permite a proteção contra umidade e frio.

Gostou das informações sobre a anatomia do cavalo? Então compartilha com seus amigos os ajuda-los também!

One comment

  1. Sérgio Romão Pereira

    Achei as informações muito úteis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *